A Transitex foi responsável pelo transporte das primeiras peras rocha a entrar na República Popular da China por ocasião da feira empresarial FHC 2019. O evento tem lugar de 12 a 14 de Novembro em Xangai, sendo a presente edição a 23ª.
Presente neste que é um dos maiores eventos da indústria alimentar a nível mundial, a ANP (Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha), que espera preparar a entrada de pêra portuguesa neste mercado, apesar de não existir ainda uma convenção bilateral que permita a importação e consequente introdução ao consumo da pêra portuguesa, de forma oficial, em território chinês. Na sua última edição, a Feira Internacional de Alimentos, Hotelaria, Restaurantes, Foodservice, Padaria e Indústrias de Varejo, recebeu mais de 3 mil expositores de 48 países, numa área de exposição de 120 mil metros quadrados. Espera-se que a edição de 2019 quebre recordes, com 180.000 metros quadrados, o número de visitantes deve ultrapassar os 118 mil de 2018.
A entrada de três paletes de pêra-rocha para o evento foi autorizada pela China a título excecional devido à FHC. Para a segura chegada desta mercadoria ao seu destino, Tiago Brito, country manager da Transitex China, explicou “A equipa Transitex encarregou-se de toda a gestão da cadeia de abastecimento, nomeadamente da logística, transporte aéreo, documentação, desalfandegamento e respetivos procedimentos de quarentena e inspeção em Xangai, até ao recinto da feira, sempre em atmosfera controlada.”
A Transitex espera que este seja um primeiro passo no processo de abertura do mercado chinês à exportação de pêra-rocha, processo no qual pretende ser um parceiro dos produtores portugueses.