A African Forest Elephant Foundation (“AFEF”) foi fundada em 2016 em resposta ao declínio do número de elefantes africanos da floresta. A AFEF pretende fazer parte de uma mudança internacional na conservação desta espécie através da proteção do seu habitat.
A missão da AFEF é garantir a sobrevivência dos elefantes da floresta africana e das florestas tropicais na África Central nas quais a espécie se concentra.
O primeiro contacto da Transitex com a AFEF foi em 2017, quando a empresa contribuiu para o projeto “Boots on Ground” ao oferecer o transporte, em parceria com a Air Menzies Aviation Company, de uma carga de botas e meias destinadas a equipar os guardas que trabalham na Reserva de Dzanga -Sangha, República Centro-Africana.
Em Agosto, a Transitex voltou a contribuir para esta causa, desta vez através de uma doação destinada a ajudar no pagamento de coleiras GPS para dois elefantes. Os dois são irmãos e têm viajado muito, tendo até já cruzado fronteiras, o que é um risco para a segurança dos animais e das muitas pessoas que com eles se poderão cruzar. O objetivo da colocação de GPS no par de irmão é ajudar a prevenir conflitos com humanos, como são exemplo a destruição de plantações, fornecendo avisos sobre a rota da dupla.
O elefante africano da floresta vive principalmente nas florestas equatoriais da Bacia do Congo, que se estendem por muitos países, incluindo: Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão e República do Congo. Esta é a menor espécie de elefante existente na atualidade e também a mais ameaçada, tendo sido recentemente reclassificado como criticamente em perigo pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
Para saber mais sobre a African Forest Elephant Foundation, visite o website da associação e veja como pode ajudar a salvar as florestas tropicais de África e os elefantes que fazem delas a sua casa: www.forestelephants.org/a-separate-species/