Em Novembro a Transitex iniciou o seu ambicioso projeto de responsabilidade social “Juntos por Arganil“. O nosso objetivo era reconstruir uma casa destruida pelos graves fogos florestais de Outubro de 2017.
Através da S.O.S Arganil, conhecemos a realidade da região e várias famílias afectadas, das quais escolhemos uma que havia ficado desalojada e se encontrava a viver em casa de familiares. O Sr. António Agostinho e a sua esposa, Sra. Fernanda Silva, da aldeia de Vinhó, viviam desde Outubro em casa de uma filha, depois do interior da sua casa ter ardido, tornando-la inabitável.
Para recuperar a casa desta família e oferecer-lhe condições de habitação dignas e confortáveis a Transitex iniciou um processo envolvendo diversas fases e muita dedicação. O projeto foi coordenado pela nossa equipa do inicío ao fim, com várias ações de voluntariado no terreno e a nossa presença regular na obra, sempre prontos a solucionar todos os imprevistos que foram surgindo. Durante semanas, os nossos tempo e energia foram canalizados para este projeto, com o qual nos compretemos a 100%.
Além do investimento por nós feito, a Transitex pediu ajuda para ajudar, através de uma conta solidária e da requisição de doações de materiais de construção, mobiliário e electrodomésticos. A este pedido de ajuda, muitos dos nossos clientes, fornecedores, amigos e colaboradores responderam generosamente. Agradecemos-lhes a sua ajuda e também a confiança que demonstraram no nosso trabalho.
A 6 de Janeiro de 2018, a equipa Transitex inaugurou e entregou a “nova” casa a esta família. No evento estiveram presentes Paulo Amaral, Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Vila Cova de Alva e Anseriz, Fernando Valle, assessor do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Fernando Lima, CEO da Transitex, bem como a equipa da S.O.S Arganil e diversos populares, curiosos com o resultado deste projeto.
Com a obra completa, a Transitex orgulha-se de ter conseguido completar, aquele que foi um grande desafio, com sucesso. A maior recompensa para toda a equipa envolvida foi, com certeza, a felicidade do Sr. Agostinho e da sua esposa, ao verem a sua casa completamente renovada e mobilada, pronta a ser habitada de novo.
A Transitex continuará o seu apoio a Arganil e nas próximas semanas a nossa equipa voltará a estar no terreno para plantar de 880 árvores no concelho, doadas pela empresa Sentido Verde, num trabalho conjunto com a S.O.S. Arganil, que melhor conhece as necessidades da região. O nosso objetivo foi, desde o início, devolver o lar de uma família, mas sempre com a ambição de conseguirmos colaborar de forma mais aampla para a recuperação da região, pelo que continuaremos a canalizar todos os materiais de construção que a nós chegarem para este projeto.