Dia 2 de Junho, Fernando Lima, diretor-geral da Transitex, esteve presente na Oceans Business Week, como um dos oradores convidados para a conferência “Desafios Logísticos e o desenvolvimento dos Portos Portugueses”.
Fernando Lima falou-nos da importância desta conferência para o sector da logística e transportes:
” Foi uma conferência oportuna pelo timing em que aconteceu. Numa altura em que se espera pela inauguração das obras que vão permitir a passagem de navios de maior dimensão no canal do Panamá e em que ouvimos que os maiores armadores mundiais estão a promover novas alianças e a redefinir os portos de escala a nível mundial, é importante que Portugal se posicione como uma opção fiável e credível no panorama logístico global. Nada melhor do que começar por entender aquilo que é a realidade nacional, a leitura que cada interveniente faz da sua operação logística para que possamos corrigir e melhorar o que estiver menos bem.”
A conferência foi ainda oportuna para a Transitex, pelo facto de ter chegado ao fim mais uma greve que parou o Porto de Lisboa durante 40 dias:
“Num passado recente, a Transitex foi um parceiro importante para os Portos Nacionais, tendo sido pioneira na atração de cargas espanholas para estes. A menor intensidade com que o fazemos hoje deve-se à competitividade perdida pelos próprios Portos que, com exceção de Sines, foram ultrapassados nas condições que têm para oferecer aos clientes e aos diversos utilizadores das infraestruturas portuárias. Na situação atual, tivemos a oportunidade de reafirmar o nosso compromisso na recuperação de Lisboa. Crescemos e temos agora melhores condições para influenciar cargas de diversas origens a passar por Lisboa. “
Como balanço deste evento, em modo de conclusão:
“A logística está definitivamente na moda! Uma sala cheia a ouvir falar de logística às nove horas da manhã é sinonimo de um setor dinâmico e pujante, cheio de oportunidades e desafios que nós, na Transitex, temos que continuar a viver com a intensidade e compromisso que cada vez mais tem feito de nós uma empresa de referência no setor.”